Dicas

Como aliviar a cólica menstrual

Olá gente linda, o post de hoje é dedicado a nós mulheres que sofremos com a bendita cólica na tpm. Pelo menos eu, sofro muito… quando estou de tpm é quase impossível levantar da cama, sério. Então sabendo que muitas mulheres passam pelo mesmo problema resolvi trazer algumas dicas que vão dar uma ajudinha na sua cólica.

mulher-com-colica

  1. Bolsa de água quente: Muita gente já usa, mas muita gente acha que é besteira e eu juro pra vocês que a bolsa de água quente é a minha melhor amiga nesse período. Tem vezes que eu uso a bolsa umas 4 vezes ao dia, mas se sua cólica não for tão forte não precisa tanto.
  2. Fugir do stress: Sei que isso é algo que nem sempre podemos controlar, mas faça o máximo de esforço para não se estressar nesses dias. Quanto mais estresse, pior a dor.
  3. Massagem no abdômen: Fazer massagens circulares no abdômen faz o sangue circular e alivia a tensão, logo a dor diminui.
  4. Durma de bruços: Na hora de dormir tente sempre dormir de bruços e com alguma almofada/travesseiro embaixo da barriga. Depois de um tempinho nessa posição, sua barriga vai esquentar e o calor relaxa a musculatura e também ameniza as contrações do útero.
  5. Uso os alimentos ao seu favor: Tenho uma listinha de alimentos que ajudam a aliviar a cólica e também os alimentos que apenas prejudicam. Vou deixa-los aqui embaixo:

 Alimentos que aliviam a cólica:

Muita gente não tem conhecimento sobre isso, mas alguns alimentos ajudam muito a aliviar a cólica. Alguns deles são:

  • Gengibre: (utilize o gengibre da forma que mais preferir, gosto muito de fazer chá de gengibre).
  • Peixes: Os mais indicados são o salmão, a sardinha e o atum por conta do ômega 3 e dos ácido graxos, eles possuem ação anti inflamatória
  • Frutas: Laranja, limão, morango, kiwi e abacate são os mais comuns.
  • Azeite e oleaginosas: O azeite de oliva e as oleaginosas (nozes, amendoim, amêndoas) também possuem ácidos graxos e vitamina E, que reduzem a liberação de prostaglandina (substância que causa a cólica)
  • Leite: O leite e seus derivados também ajudem muito, já que o cálcio age diretamente na musculatura do útero.
  • Chás: Os chás podem ajudar muito, mas cuidado, nem todos são bons para aliviar a cólica, os mais indicados são: de gengibre, camomila, erva-cidreira, framboesa pois possuem função anti inflamatória e ajudam a relaxar.

 Alimentos que prejudicam a cólica:

  • Bebidas que possuem cafeína:  O café, refrigerantes, e o chá preto possuem cafeína, que tem propriedades estimulantes que tendem a aumentar a irritabilidade durante a tpm.
  • Alimentos gordurosos: A gordura é um veneno pro nosso corpo, principalmente nessa época pois ela aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero. Então evite: fritura, hambúrgueres,  carne vermelha que possui gordura saturada, entre outros alimentos gordurosos.
  • Alimentos com muito sódio (sal): Esses alimentos tendem a reter liquido o que causa aquele inchaço tão indesejado que pior 10x na tpm.

Onde me encontrar:

instagram  |  twitter  |  facebook

by

39 comentários em “Como aliviar a cólica menstrual

  1. Oi Ka, faz uns dias tinha visto uma imagem assim que falava disso, mas era algo muito vago ahah, seu post me ajudou muito, eu sou das que come muita besteira quando esta com cólica.

    Curtir

  2. Amei as dicas! Sofro muito com cólicas e esses remédios que vendem nas farmácias não tem efeito algum em mim, vou começar a mudar a alimentação nessa época para ver se melhora. Bjs!

    Curtir

Deixe um comentário